(51) 3345-9217 | (51) 98311-7032 contato@croors.org.br

Você sabia que um exame dos olhos pode detectar outros problemas de saúde além daqueles relacionados à visão? Continue lendo e aprenda mais sobre as alterações que você pode observar nos olhos e como os optometristas as detectam.

O QUE UM OPTOMETRISTA PODE DIZER SOBRE SUA SAÚDE?

Você pode se surpreender ao saber que seu exame de rotina faz muito mais que determinar a prescrição de seus óculos ou lentes de contato. Quando um optometrista examina seus olhos, ele pode ter uma boa noção sobre sua saúde geral e obter informações que podem ajudá-lo a identificar possíveis problemas.
Enquanto algumas condições apresentam sinais na boca ou na pele, seus olhos revelam uma grande variedade de diferentes problemas de saúde. É por isso que identificar eventuais doenças através dos olhos é uma das maneiras mais eficazes de detectar certos problemas antes que eles piorem.

DOENÇAS QUE PODEM SER OBSERVADAS NOS OLHOS

Como mencionamos, o profissional da optometria pode detectar outros problemas de saúde além de problemas de visão. Por exemplo, um optometrista pode identificar suspeitas de um tumor cerebral, um aneurisma, câncer, diabetes, hipertensão e até colesterol alto.

Nestes casos, encaminha com brevidade a neurologistas, oftalmologistas, endocrinologistas e outras especialidades médicas, para o diagnóstico e tratamento das eventuais patologias e a tempo de evitar maiores complicações.
Vamos conferir mais detalhes sobre como essas condições podem ser identificadas pelos olhos:

Tumores cerebrais

Os optometristas são geralmente os primeiros profissionais da saúde a identificar suspeitas de existência de um tumor cerebral. Se você tem um tumor cerebral, a pressão que ele exerce pode ser perceptível nos olhos, o que resulta em um inchaço atrás deles.
Com o tempo, o tumor pode afetar o nervo óptico – e seu optometrista será capaz de vê-lo. Esse profissional também pode suspeita-lo se o paciente está tendo problemas de visão dupla, perda de visão periférica ou alterações no tamanho da pupila.

Aneurisma

Um aneurisma é um termo médico para uma dilatação dentro de um vaso sanguíneo. Com o tempo, essa “bolha” pode enfraquecer o vaso sanguíneo e causar uma ruptura ou vazamento nele. Seu optometrista pode identificar sinais e sintomas que possam suspeitar de um aneurisma se você estiver também tendo perda da função ocular ou enxaqueca ocular em um lado da cabeça.

Câncer

Um exame detalhado nos olhos também pode descobrir vários tipos de câncer. Alguns tipos de câncer de pele podem afetar a superfície externa do olho e até mesmo sua pálpebra, enquanto sinais de linfoma e leucemia podem ser observados dentro dos olhos.
Até mesmo suspeita de câncer de mama pode ser identificado por meio de um exame nos olhos, pois as células malignas podem se espalhar para as estruturas oculares muito rapidamente.

Diabetes

Durante seu exame, o optometrista examinará os minúsculos vasos sanguíneos encontrados na retina. Se neles houver algum vazamento de sangue ou de um fluido amarelo, é uma indicação de retinopatia diabética. É essencial detectá-la nesta fase, uma vez que o diagnóstico precoce pode prevenir complicações graves, como a perda de visão.

Frequentemente, esse problema aparece no tecido ocular bem antes de você ser diagnosticado com diabetes!

Pressão Alta (Hipertensão)

Enquanto o seu optometrista realiza o exame, ele procura por torções, lesões ou sangramentos incomuns nos vasos sanguíneos do fundo do olho. Essas alterações indicam que você pode estar sofrendo de pressão alta.
Deixar de tratá-la pode levar a outras doenças como glaucoma, degeneração macular e retinopatia diabética.

Colesterol Alto

Seu optometrista também pode visualizar sinais que indiquem altos níveis de colesterol. Ele pode perceber um anel azul ou amarelo ao redor da córnea, o que pode indicar colesterol alto em pessoas com menos de 40 anos. Níveis elevados de colesterol também podem ser detectados pela busca de depósitos nos vasos sanguíneos do olho.

Como você pode ver, seu optometrista pode identificar uma ampla variedade de suspeitas de doenças examinando seus olhos, e encaminhá-lo com agilidade ao especialista médico para diagnóstico e tratamento. É por isso que fazer exames optométricos completos regularmente é tão essencial para sua saúde geral – você nunca sabe o que eles podem encontrar!

Tradução e adaptação realizada por CROO-RS.
Fonte: https://blog.icare-world.com/can-your-optometrist-see-health-problems-through-your-eyes

COMPARTILHE: