(51) 3345-9217 | (51) 98311-7032 contato@croors.org.br

Visando coibir o exercício irregular e atendendo aos requisitos legais da profissão, o Conselho Regional de Óptica e Optometria do RS (CROO-RS) lançou, no último ano, o mapa de optometristas e locais de atendimento licenciados e em situação regular com a entidade.

 

Como forma de fiscalizar o exercício irregular da profissão de optometristas e ópticos, o Conselho Regional de Óptica e Optometria do RS (CROO-RS) teve audiência com o Secretário Municipal da Saúde de Gravataí, Régis Fonseca Alves, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Gravataí, João Maria de Lima Campos, Diretora de Vigilância em Saúde, Vanessa Prates, e Juliana Tedesco, da Equipe de Fiscalização do município. O objetivo da reunião, que ocorreu na quarta-feira (25/01), em Gravataí, foi esclarecer sobre as atuações profissionais de Ópticos e Optometristas e encaminhamento das denúncias sobre exercício irregular das devidas profissões aos canais competentes e inclusive ao CROO-RS.

 

“Temos o site do CROO-RS com todos os dados dos optometristas e que podem auxiliar na fiscalização do município. Além disso, nos colocamos à disposição para auxiliar com relação a fiscalização, alvará de saúde e Certificado de Regularidade Técnica (CRT)”, destacou o Vice-presidente do CROO-RS, José Fialho, que participou da reunião junto com o Assessor Jurídico do CROO-RS, advogado Fábio Voigt.

 

Exercício irregular da profissão

 

Visando coibir o exercício irregular e atendendo aos requisitos legais da profissão, o Conselho Regional de Óptica e Optometria do RS (CROO-RS) lançou, no último ano, o mapa de optometristas e locais de atendimento licenciados e em situação regular com a entidade, portanto, que exercem regularmente a profissão de optometrista. No próprio site do CROO-RS é possível buscar optometristas por nome e cidade. Além disso, o mapa fornece o nome completo, endereço do consultório, telefone, o número do Certificado de Regularidade Técnica (CRT), obrigatório no Rio Grande do Sul, e o próprio CRT para ser baixado em pdf.

 

Profissionais de nível técnico em optometria terão, obrigatoriamente, a tutela de um optometrista com formação superior e em regularidade com o Conselho para chancelar o local de trabalho. Só assim, este espaço poderá receber o CRT e constará no mapa de profissionais, e com a tutela, poder exercer sua profissão de forma legal e regular.

 

Para conferir o mapa, com os locais aptos para atendimento com optometria no Rio Grande do Sul, acesse o endereço eletrônico www.croors.org.br/associados ou via email pelo contato@croors.org.br.

 

Mercado optometria

 

Cerca de 35% das prescrições de lentes no Rio Grande do Sul (óculos ou lentes de contato) já são provenientes de optometristas com formação de nível superior, segundo dados do CROO-RS. Em 2020, as receitas de optometristas não passavam de 16%. Segundo o presidente do CROO-RS, Alexandre Classmann, o crescimento no número de prescrições de lentes provenientes de profissionais optometristas está diretamente ligado à decisão do STF que reconheceu a atividade.

 

Existem hoje no Brasil 5 mil profissionais em optometria que atuam inclusive no Sistema Único de Saúde (SUS). Diferente do técnico em óptica, que é o responsável por receber a receita e fabricar as lentes ou os óculos, os optometristas são profissionais de saúde com capacitação para avaliar a condição de todo o sistema visual e ocular, aferindo sua integridade e sinais de deficiência na visão que possam ser corrigidas com a receita de óculos ou lentes. Esses profissionais também estão aptos a identificar doenças que necessitem da intervenção médica, quando o paciente é encaminhado com agilidade ao corpo clínico.

COMPARTILHE: